segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cobras Constritoras:

Como fiquei devendo uma matéria para vocês sobre cobras constritoras no outro dia, hoje vou publicar algumas coisas sobre esses animais maravilhosos. A primeira da lista, é a jiboia. As jiboias podem ser de dois tipo, BCA, ou BCC. A BCA possui uma cor apenas, cor branca, já o outro tipo da mesma cobra, vai mudando de cor ao longo do corpo, que vai de marrom claro, até o vermelho escuro. Em média, o comprimento máximo deste animal, é de 4 metros a 4 metros e meio, não tendo relados registrados de maiores tamanhos, que podem variar de uma para outra. O significado das siglas Bcc (Boa Constrictor Constrictor), e a Bca (Boa Constrictor Amarali). Elas se alimentam de mamíferos, roedores, sapos, aves, lagartos, lembrando que para agarrar e matar sua presa, a jiboia a aperta bastante, sufocando-a, apartando-a e deixando-a sem ar, até que a presa morra. Depois disso, essa cobra vai engolindo a comida, que pode demorar para fazer digestão, até duas semanas, que é o prazo que ela vai se alimentar de novo. Animal vivíparo, leva uma gestação de 5 a 8 meses, e dão cria na maioria das vezes (uma estatística de 50 filhotes), entre os meses novembro e fevereiro. Ela pode chegar a viver até os 25 anos e pesar até 35 ou 40 quilos, dependendo da idade, tamanho, subspécie etc. Pode ser encontrada nas Florestas Tropicais, onde fica em cima das árvores esperando para agarrar sua comida, mas vale lembrar que as vezes elas são mortas por aves de tapina (corujas, águias) enquanto dormem em cima dos galhos e ficam bastante vulneráveis a ataques. Jiboia BCA:
Jiboia BCC:
Sucuri ou Anaconda: A sucuri ou anaconda é uma cobra sul-americana da família Boidae, pertencente ao género Eunectes. Tem a fama de ser uma cobra enorme e perigosa.Existem quatro espécies, das quais as três primeiras ocorrem no Brasil: * Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, menor e endêmica da zona do Pantanal; * Eunectes murinus, a sucuri-verde, maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores; * Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, endêmica da Ilha de Marajó; e a * Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia. São ainda conhecidas como arigbóia, boiaçu, boiçu, boiguaçu, boioçu, boitiapóia, boiuçu, boiuna, sucuriju, sucurijuba, sucuriú, sucuruju, sucurujuba e viborão. A sucuri pode viver até 30 anos, e é a segunda maior serpente do mundo (dados baseados nas cobras já encontradas pelos seres humanos, não sendo de total afirmação); perdendo apenas para a píton-reticulada. As fêmeas são maiores que os machos, atingindo maturidade sexual por volta dos seis anos de idade. Há muitos contos sobre ataques destas serpentes a seres humanos, no entanto, a maioria dos casos são fictícios, principalmente no que se diz respeito ao seu tamanho real. Muitos admitem terem sido atacados por espécies com mais de 10 metros. Os registros confirmados das maiores chegam em torno de 8 metros. A maior sucuri da qual se tem registro por fonte confiável, foi a encontrada no início do século XX, pelo marechal Cândido Rondon, que media 11 metros e 60 centímetros. Quanto aos ataques, existem alguns registros de vítimas fatais humanas, por exemplo, o famoso caso de um índio de 12 anos que foi devorado na década de 1980 por uma sucuri de grande porte, bem como alguns adultos nativos que estavam embriagados a beira do rio, e foram sufocados ou afogados antes de serem devorados. Estes casos foram fotografados e hoje as imagens são vendidas como suvenir na rodoviária de Ji-Paraná. Sucuri ou Anaconda:
Píton Reticulada: Píton-reticulada ou píton-malaio, é o nome popular de um animal réptil, da Ordem Squamata (VIDE), sub-or- dem Ofídia, família dos Boídeos. É possivelmente a maior serpente do mundo, em comprimento, chegando até a 10 metros. Ocorree no Sudeste da Ásia, habitando florestas tropicais e clareiras. Se alimenta de mamíferos e aves e é ovípara, podendo ter até 100 ovos por postura. O nome científico da píton-reticulada é: Python Reticulatus. Legal, espero que vocês tenham achado legal essa matéria. Abraço! :)

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cobras: Venenosas

Bom pessoal, hoje falaremos de cobras, que podem ser venenosas, como a jararaca e a mamba negra. COBRAS VENENOSAS: Vamos começar por uma cobra famosa por seu chocalho: Cascavel: Vive na América do Sul, principalmente no Brasil, gosta de lugares secos. Sua alimentação, está baseada em ratos, esquilos, pássaros, ovos de pássaros etc. Esta cobra, é reconhecida por um chocalho, que balança e faz barulho quando a cascavel se sente ameaçada, ou quando ela quer transmitir algum sinal, seja ele de qualquer espécie. Pequena, ela mede menos de dois metros, mas possui um veneno mortal, que é responsável por 8% dos acidentes ofídicos. Seu veneno atinge o sistema nervoso, e mata os glóbulos vermelhos, causando vários problemas em função disso, que leva a morte em rapidez. Quando se trata de cumprir uma missão, a cascavel não deixa a desejar, pois alem de ser uma boa caçadora, ela é temida, não só por animais das florestas, ou matas, mas também por pessoas! CASCAVEL:
Jararaca ou Caiçaca: Essa espécie atinge geralmente 1,2m, sendo que seu veneno é altamente letal para animais e seres humanos. Os desenhos e a cor dessa cobra proporcionam a ela uma excelente camuflagem. É encontrada com mais freqüência em terrenos agrícolas, embora sejam também encontradas na zona urbana, onde encontram alimento com bastante facilidade. Têm como habitat natural a América do Sul, sendo encontrada principalmente no Brasil, na Venezuela e ao norte da Argentina.Geralmente, nascem aproximadamente de 18 filhotes, sempre no início da estação das chuvas. Após algumas horas do nascimento, as pequenas serpentes já estão aptas a caçar, fazendo uso de sua cauda de cor amarelada clara para chamar atenção de suas presas em potencial, que são normalmente pequenos sapos e rãs. JARARACA/CAIÇACA:
Mamba Negra: Black Mamba, Mamba Negra ou Mamba Preta, nomes dados à Dendroaspis polylepis, talvez a serpente mais temida do mundo todo. Serpente Africana, cujo veneno neurotóxico paralisa as funções Neuromusculares, ou seja, impede que o cérebro mande os comandos de movimento para os músculos, fazendo a vitima ficar completamente paralisado e em muitos casos causa morte por bloqueio dos músculos respiratórios. Uma vitima humana sem tratamento médico imediato pode morrer em 20 minutos até 4 horas, dependendo do local da picada. Outra característica que a faz uma das mais temidas do mundo é o fato dela chegar a 4,5 m de comprimento, sendo assim a segunda maior serpente peçonhenta do mundo. Ela não recebe esse nome devido a sua cor, e sim pela sua boca: negra. MAMBA NEGRA:
Coral: A cobra coral é uma cobra peçonhenta da família Elapidae. Existem 61 espécies conhecidas, divididas em três gêneros: Micrurus (57 espécies), Leptomicrurus (três espécies) e Micruroides (uma espécie). Em caso de acidente, pode causar a morte de uma pessoa se não for aplicado o soro em tempo. Esse réptil só ataca humanos para se defender. A coral tem olhos pequenos e seu corpo é coberto por escamas com desenhos de anéis, nas cores preto, branco, vermelho. Chega a ter 2 metros de comprimento. Habitam no sul da África e Ásia, Austrália, Américas do Sul e Central e no Sudoeste dos Estados Unidos da América.As corais comem geralmente ovos e pequenos animais: lagartos, camundongos, aves, insetos. Ela mata sua presa com uma picada quando necessário. COBRA CORAL:
Surucucu Pico de Jaca:Maior serpente peçonhenta das Americas, pode atingir 4 metros de comprimento, alimenta-se exclusivamente de mamiferos capturados no solo da floresta, vive em florestas tropicais úmidas de difícil acesso, essa serpente so pode ser encontrada na Mata Atlantica e Floresta Amazonica, esse individuo pertence a uma população isolada e muito pouco estudada que vive no Maciço de Baturite. Nomes populares: Malha-de-fogo, Surucucu-de-fogo, Surucucu-pico-de-jaca. Bom pessoal, a proxima materia sera sobre cobras constritoras. Espero que tenham aprovado... Bjs!